
TRATAMENTOS

LESÕES DE PELE
Técnicas modernas refletem em menor tempo para a recuperação...
Você sabia que 1% da população adulta possui algum tipo de úlcera venosa (feridas causadas pela má circulação sanguínea nos membros inferiores, normalmente nas pernas) e este índice sobe para 4% da população que tem mais de 65 anos (ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, UNESP BOTUCATU, 2016) ?!
Outro dado que preocupa, diz respeito a pacientes que possuem 'pé diabético'. Segundo pesquisas realizadas, 5% dos pacientes com este diagnóstico possuem feridas nos pés e destes, 1,5% acabam por ter amputação de membros, um percentual bastante significativo, considerando a amputação uma complicação irreversível com complicações físicas, mentais e sociais extremas (MANUAL DO PÉ DIABÉTICO, MINISTÉRIO DA SAÚDE, BRASIL, 2016a).
Nosso tratamento para os diversos tipos de lesões de pele (feridas), compreende:
-
Avaliação inicial, para determinar a conduta mais apropriada;
-
Intervenção técnica assistencial: limpeza da ferida, debridamento, aplicação de curativos simples e complexos, sessões de laserterapia e tudo o mais que for identificado na avaliação inicial da lesão.
-
O tratamento é extremamente humanizado, considerando as condições de bem estar do paciente e familiares.
-
A família/cuidador recebem toda a orientação necessária para interagir no tratamento e seguir com os cuidados, quando a equipe TrataDerma não está presente.
...
Saiba como podemos te ajudar
Ter um ente querido doente, por si só, já é uma grande preocupação, quanto mais presenciar o sofrimento do paciente com dores terríveis, feridas horrendas e complicações decorrentes de tratamentos inadequados.
Você sabia que o ENFERMEIRO(A) tem total autonomia no tratamento de lesões?
O cuidado à pacientes portadores de feridas é uma especialidade dentro da enfermagem. O ENFERMEIRO(A) é o profissional responsável por realizar todas as etapas deste cuidado, desde o acolhimento do paciente, a avaliação da ferida, a escolha do tratamento a ser utilizado e o acompanhamento até a resolução do problema. Esta competência é reconhecida pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).
Para realizar um trabalho com qualidade, é preciso que o profissional tenha bastante conhecimento do tema. Afinal, um tratamento de feridas quando não é feito de forma adequada, traz diversas consequências para o paciente, além de significar mais custos de saúde.
Na TrataDerma, nossos profissionais se especializaram no assunto, através de cursos, treinamentos e claro: muita experiência prática.
É óbvio que o papel do médico neste contexto, continua importante e nos casos mais complexos, nossa equipe interage diretamente com o médico do paciente, de forma a determinarmos uma conduta em linha com o tratamento indicado da doença que originou a lesão, sua profilaxia e cuidados.
...

Tipos de lesões tratadas
ÚLCERAS VENOSAS: feridas causadas por problemas de insuficiência venosa, o que leva ao acúmulo de sangue e rompimento das veias.
FERIDAS NEOPLÁSICAS: feridas causadas por tumores.
ÚLCERAS NEUROPÁTICAS: feridas causadas por perda de sensibilidade, muito comum em pacientes diabéticos.
ÚLCERAS ARTERIAIS: feridas causadas por problemas de circulação, onde há diminuição do fluxo sanguíneo. São dolorosas e de difícil tratamento.
ÚLCERA POR PRESSÃO: Lesões na pele comuns em pacientes acamados por longo período e/ou com imobilidade prolongada.
ESTOMAS INTESTINAIS/URINÁRIOS: lesões de pele comuns em usuários de bolsas de colostomia e bolsas de urostomia.
PÉS DIABÉTICOS: lesões crônicas nos pés, causados pela circulação, comuns em pacientes diabéticos.
FERIDAS PÓS CIRÚRGICAS: aceleração no processo de cicatrização e no combate à infecções.
OUTRAS...
...

Tratamentos à base de laser, trazem alívio para dores crônicas e agudas
"De acordo com a IASP (International Association for Study of Pain), a dor é uma experiência multidimensional desagradável, ela não é somente sensorial, mas também envolve um componente emocional".
Fissuras mamárias, herpes labial/zoster, hérnias de disco, lombalgia, contraturas musculares, artrose/artrite, são apenas alguns exemplos em que a laserterapia auxilia na recuperação do paciente.
A terapia a laser pode ser usada no tratamento da dor, como analgésico, e para reduzir o inchaço, reparando as células danificadas. Ou seja, é uma opção terapêutica para o tratamento da dor aguda e crônica, visto que atingindo os tecidos profundos com segurança, não causam danos ao paciente.
Da mesma forma, o laser é indicado no tratamento de patologias dolorosas das articulações, lesões musculares, lesões nos tendões e doenças ósseas, tanto agudas como crônicas.
...
TRATAMENTOS SISTÊMICOS

DOR

Irradiação Intravascular do Sangue com Laser (ILIB) é a nova tecnologia a serviço da saúde
Um novo tipo de laserterapia tem atraído a atenção de profissionais da saúde e pacientes pela sua eficácia no tratamento de várias patologias crônicas e agudas.
Chamada de técnica ILIB (Irradiação Intravascular do Sangue com Laser, na tradução do inglês), consiste na aplicação contínua e direta de laser terapêutico vermelho (na região da artéria radial) com a finalidade de combater os radicais livres de oxigênio, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e, consequentemente, dos tecidos.
Trata-se de uma nova opção terapêutica para auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, colesterol, hipertensão, doenças inflamatórias, doenças autoimunes, enxaquecas, menopausa e até depressão.
BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO
-
Aumenta a capacidade circulatória do sangue;
-
Combate aos radicais livres de oxigênio;
-
Melhora a oxigenação do sistema imunológico;
-
Melhora a performance metabólica do organismo;
-
Controle (redução) das sensibilidades dolorosas.
As pesquisas realizadas com o ILIB comprovam também a eficiência do método no tratamento das patologias isquêmicas, através dos seguintes efeitos biológicos.
-
Aumento da capacidade fibrinolítica e diminuição da adesividade plaquetária, levando a uma diminuição da viscosidade sanguínea.
-
Neovascularização, proporcionando maior perfusão tecidual.
-
Aumento da capacidade hemorreológica das hemácias facilitando a passagem das mesmas nos capilares sanguíneos com diâmetro estreitado proporcionando oxigenação dos tecidos hipóxicos.
...
Fonte: 'Tratamentos Sistêmicos"
Dr. Denis Gracioto
Hospital Albert Einsten